Boas vindas

O objetivo deste blog, é partilhar e discutir exercícios e testes de raciocínio lógico utilizados em provas de recrutamento de recursos humanos!
Seja por necessidade, ou por simples diversão, o "Testes Psicóticos" pretende ser-lhe útil!
Seja bem vindo!

sábado, 21 de abril de 2012

Teste 0116

Como o meu médico me recomendou caminhadas, todo dia de manhã dou uma volta (com velocidade constante) na quadra em que resido. Minha mulher aproveita para correr (com velocidade constante) em volta do quarteirao. Saímos juntos e chegamos juntos. Ela percorre a quadra no mesmo sentido que eu e me ultrapassa duas vezes durante o percurso. Se ela corresse no sentido contrário ao meu, quantas vezes ela cruzaria comigo?

a) 2
b) 3
c) 4
d) 5
e) 6

Um comentário:

Pedro Garcia disse...

R: b) 3

Porque:

Se eles partem juntos, a primeira ultrapassagem da esposa, é realizada logo na partida.

Enquanto isso, o homem continua correndo, a esposa dá a primeira volta ao quarteirão, e ultrapassa de novo o marido, completa a segunda volta ao quarteirão, e ao completar a sua terceira volta, encontra o marido na linha de chegada, pois o enunciado diz que eles chegam juntos.
Podemos ate concluir que a esposa corre a uma velocidade três vezes superior à do marido, pois enquanto ele dá uma volta, ela dá três voltas.

Se eles corressem ao contrário, eles se iriam encontrar uma vez em cada uma das três voltas que a esposa iria completar, ou seja, eles iriam se encontrar três vezes.